Negócio das Arábias (A Hologram for the King)


Negócio das Arábias (A Hologram for the King), drama com toques cômicos de Tom Tykwer (de “Corra, Lola, Corra”, 2016.

ENREDO: Alan (Tom Hanks) está em maus lençóis. Protagonizou a transferência da área de fabricação da empresa que presidia para a China, levando à perda de centenas de empregos nos EUA, conseguindo o desprezo do pai (Tom Skerritt), sua própria ruína financeira e um divórcio que não consegue pagar. A volta por cima pode vir com um novo emprego e a venda de um revolucionário sistema de teleconferência holográfica ao rei saudita. Mas o que seria apenas um fim de semana na Arábia passa a ser uma interminável semana, com seguidos furos dos assessores do rei e a quase certeza de que o projeto saudita não passe de uma miragem no deserto. O choque cultural, o calor e a permanente falta de compromisso do cliente nem são o fim dos problemas: Alan percebe que um enorme e preocupante cisto se formou em suas costas. Mais do que fazer repensar sobre a cultura local, a médica que o trata (Sarita Choudhury) e seu motorista e guia improvisado (Alexander Black) lhe darão uma nova perspectiva de vida.

AVALIAÇÃO: Interessante por mostrar aspectos da cultura saudita, como o desvio na estrada feito para que os não-muçulmanos não passem pela cidade sagrada de Meca, a discriminação das mulheres (abordada apenas de leve), a estratificação social (o engraçado e simpático motorista Yousef é tratado como um ser invisível pelos assessores do rei) e os laços familiares dos clãs. Se este choque rende algumas cenas razoavelmente engraçadas, os toques românticos não convencem nada. Um filme morno e dispensável.

Anúncios

Sobre Roberto Blatt

Sou formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), tenho M.S. in Computer Systems and Information Technology pela Washington International University e MBA em Administração de Empresas pela FGV. Tenho mais de 25 anos de experiência profissional na área Administrativa Financeira, desenvolvidos em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos automotivo, eletroeletrônico e serviços, vivenciando inclusive o start-up, dentro dos aspectos administrativos e financeiros e tendo atuado na gestão de equipes das áreas Administrativa, RH e Pessoal, TI, Financeira, Comunicação e Compras. Professor no Pós-Admn da FGV em Liderança & Inovação e Gestão de Pessoas. Para acessar meu blog com comentários e críticas sobre cinema, cliquem aqui ou, para artigos sobre Administração, Tecnologi a eresenhas de livros, em aqui .
Esse post foi publicado em Comédia, Drama, Filmes, Romance e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Negócio das Arábias (A Hologram for the King)

  1. Pingback: O Círculo (The Circle) | Blog do Roberto Blatt (Roby)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s