Mãe! (Mother!)


Mãe! (Mother!), drama com toques de suspense e horror escrito e dirigido por Darren Aronofsky, 2017.  D

ENREDO: “Mãe” (Jennifer Lawrence, da cinessérie Jogos Vorazes) sente-se ótima ao abrir a porta de casa e ver o belo campo que cerca seu lar, isolado de tudo e de todos. Ela quer fazer do lugar um paraíso para “Ele” (Javier Bardem), reconstruindo o que um incêndio havia posto abaixo. Mas nem mesmo todo esse carinho faz com que “Ele” pareça feliz ou ao menos recupere a inspiração para compor um novo poema. Apesar do sucesso de sua obra anterior, Ele carece de reconhecimento, e a chegada do misterioso admirador “Homem” (Ed Harris) começa a preencher esse vazio. Pouco tempo depois, chega a mais misteriosa ainda “Mulher” (a sempre bela Michelle Pfeiffer). A impertinente visita põe-se a bisbilhotar o mundo d’Ele, sob os protestos de Mãe, mas é a chegada dos filhos do Homem e da Mulher (os atores irmãos Domhnall e Brian Gleeson) que vai destruir qualquer vestígio de sossego do lar. A partir de então, as visitas serão cada vez mais numerosas e incessantes – para alegria crescente d’Ele, que quer abrir a casa a novas pessoas e novas ideias, e para desespero dela, que vê seu lar sendo destruído e seus pesadelos se tornando cada vez mais reais.

TRAILER: https://youtu.be/ugn1gqGl7rs
EXPLICAÇÕES (com SPOILERS!): https://youtu.be/eUaZatZG17I

AVALIAÇÃO: Aronofsky, do intrigante Pi e dos ensaios sobre compulsão autodestrutiva Réquiem para Um Sonho e Cisne Negro, fez um filme que começa entediante, depois adquire um ritmo frenético (mas muitas vezes artificial, como nas cenas das brigas físicas), mas cruel. Dá para entender porque tem dividido público e também a crítica. Uma boa alegoria, com metáforas interessantes, mas que poderia (e deveria) ter sido desenvolvida de maneira diferente, poupando o espectador do festival de violência em que mergulha na segunda e asquerosa parte.

Anúncios

Sobre Roberto Blatt

Sou formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), tenho M.S. in Computer Systems and Information Technology pela Washington International University e MBA em Administração de Empresas pela FGV. Tenho mais de 25 anos de experiência profissional na área Administrativa Financeira, desenvolvidos em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos automotivo, eletroeletrônico e serviços, vivenciando inclusive o start-up, dentro dos aspectos administrativos e financeiros e tendo atuado na gestão de equipes das áreas Administrativa, RH e Pessoal, TI, Financeira, Comunicação e Compras. Professor no Pós-Admn da FGV em Liderança & Inovação e Gestão de Pessoas. Para acessar meu blog com comentários e críticas sobre cinema, cliquem aqui ou, para artigos sobre Administração, Tecnologi a eresenhas de livros, em aqui .
Esse post foi publicado em Drama, Filmes, Suspense, Terror e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s