O Último Terno (El Último Traje)


O Último Terno (El Último Traje), drama escrito e dirigido por Pablo Solarz, 2017.

ENREDO: O alfaiate argentino Abraham Bursztein (Miguel Ángel Solá) está com 88 anos, uma perna cada vez mais debilitada e em breve terá seu apartamento vendido pelas filhas, que pretendem colocá-lo num asilo. Somente a filha mais nova, Claudia (Natalia Verbeke) não participa dessa decisão – mas também é a filha com quem ele não tem contato há anos, depois de praticamente expulsá-la de casa. Disposto a fugir do destino que o espera, ele compra em segredo uma passagem para a Polônia, para tentar rever Piotrek (Michal Sikorski), o amigo da juventude que o salvara de uma morte certa depois de ele ter sobrevivido à perda da família nas mãos dos nazistas e às agruras do campo de extermínio de Auschwitz, e poder cumprir a promessa de voltar a vê-lo. Mas Abraham nem sabe se, 70 anos depois, Piotrek ainda vive, e fazer esta viagem significa trilhar sozinho caminhos que lhe trazem pesadas lembranças.

TRAILER: https://https://www.youtube.com/watch?v=YBsk2Hvi5so

AVALIAÇÃO: Abraham é retratado desde cedo como um sujeito amargo e essencialmente antipático, mas o filme, que começa lento, vai ficando cada vez mais cativante e mostra quanta humanidade há por trás deste comportamento amargo. O filme traz diversas abordagens interessantes, como o drama dos que passaram pelo Holocausto e que relutam em falar de suas experiências, ou mesmo visitar os seus países de origem e falar seus idiomas maternos – o que é retratado pelo roteiro na saga de Abraham para chegar à Polônia, tendo que “enfrentar” o território alemão pelo caminho. Outro aspecto interessante do filme é mostrar (sutilmente) o papel daqueles que, mesmo não tendo feito mal diretamente aos judeus, usufruíram de seu cruel destino e, em oposição a isto, mostrar que a culpa dos perpetradores é deles, e que não há por que se culpar um povo pelos atos de parte dele (ainda que esta parte fosse a maioria). Uma bela e triste trilha sonora de Federico Jusid acompanha este tocante filme, que esteve disponível até 28/06/20 na plataforma https://programajudaico.datatix.com.br

CINEDEBATE (com spoilers): https://www.facebook.com/watch/live/?v=2627877247486645

 

 

 

Sobre Roberto Blatt

Sou formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), tenho M.S. in Computer Systems and Information Technology pela Washington International University e MBA em Administração de Empresas pela FGV. Tenho mais de 25 anos de experiência profissional na área Administrativa Financeira, desenvolvidos em empresas nacionais e multinacionais dos segmentos automotivo, eletroeletrônico e serviços, vivenciando inclusive o start-up, dentro dos aspectos administrativos e financeiros e tendo atuado na gestão de equipes das áreas Administrativa, RH e Pessoal, TI, Financeira, Comunicação e Compras. Professor no Pós-Admin da FGV em Liderança & Inovação e Gestão de Pessoas. Para acessar meu blog com comentários e críticas sobre cinema, cliquem aqui ou, para artigos sobre Administração, Tecnologia e resenhas de livros, em aqui .
Esse post foi publicado em Drama, Filmes, Suspense e marcado , , , . Guardar link permanente.

3 respostas para O Último Terno (El Último Traje)

  1. maria lopes disse:

    Vou comecar a assistir agora. Achei em um link, em espanhol, sem legenda.
    Vamos ver o que vira

Deixe um comentário